terça-feira, 29 de março de 2011

resenha do filme verdade incoveniente

  

Uma verdade inconveniente é um documentário protagonizado por Al Gore,onde mostra as conseqüências do aquecimento global,ou seja, a realidade que  estamos e iremos enfrentar no mundo.Não tenta  mostrar  apenas os problemas e as conseqüências q estamos enfrentando ,mas também as soluções q podemos tomar,mudar as nossas atitudes.
Com o desenvolvimento, as novas tecnologias estão cada vez mais contribuindo para os problemas do aquecimento global, que a população fica com a duvida da balança: a economia ou o meio ambiente, mas mostra que podemos desenvolver sem afetar o meio ambiente. A própria população contribui de forma direta ou indireta para esses problemas q estamos enfrentando, não percebendo que é neste mundo que iremos viver. Mostra q é necessário a motivação e a iniciativa das grandes nações que em sua maioria são as maiores causadoras do aquecimento global.Al Gore diz que o aquecimento global também é uma questão política e econômica, pois está intimamente ligada ao desenvolvimento industrial.
Al Gore explica que o efeito estufa que não só é causado pela emissão de gases, como também pelas partículas finas, que retêm o calor.
A existência da atmosfera no nosso Planeta é essencial e esta, apesar de ser tão fina, nos últimos tempos, teve sua espessura aumentada. Os raios solares incidem na Terra e são refletidos em forma de raios infravermelhos. Havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, fazendo mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem várias conseqüências: Degelo das calotas polares, o que leva a uma falta de água doce na população à subida do nível médio das águas do mar (podendo haver inundações e a costa ficar submersa) e à alteração da temperatura da água em todo o planeta.Ele explica que Se a temperatura aumentar 2.5 ºC no global, em algumas regiões a temperatura vai aumentar drasticamente e em outras não aumentará muito. Nas regiões polares pode aumentar 6º C e nas regiões equatoriais pode aumentar apenas 0.5ºC. Todos estes problemas afetam inteiramente a população, podendo esta vir a diminuir face aos problemas respiratórios, às novas doenças, à incapacidade de adaptação a um novo clima, às mortes causadas pelas catástrofes naturais, etc.
A realidade é que o aquecimento existe, e está presente no dia a dia da população. Muitos países estão sofrendo com tempestades, escassez de água, alimentos, moradias, terremotos, ondas gigantes. Apesar de tudo o que vem acontecendo a maioria da população não se preocupa, pensando que depois toma uma atitude e que atualmente não está Le afetando.
Al Gore tenta mostra de forma simples e clara, com slides, os problemas e as mudanças climáticas, no inicio do documentário ele explica de forma engraçada o que é o aquecimento global, depois com uma explicação mais critica, porem simples, para que o alvo principal, a própria população compreenda e tomo uma atitude. Ele ressalta a enorme culpa de seu país neste processo, lembrando que os Estados Unidos, país que mais polui,responsável por aproximadamente ¼ das emissões de gás carbônico, foram um dos dois únicos países a não ratificar o Protocolo de kioto, juntamente com a Austrália. Desse modo, faz críticas à posição do seu último oponente eleitoral, o presidente George W. Bush, em relação a não-adoção de políticas em prol da minimização do aquecimento global.
Al Gore cita alguns fatos que le marcaram e o fizeram olhar de um modo diferente para o nosso planeta: o acidente que quase matou seu filho, a morte de sua irmã por câncer de pulmão, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleições presidenciais de 2000.
Cada pessoa pode fazer sua parte,exemplo, reduz as emissões de carbono,reciclar,comprar aparelhos mais eficientes para reduz o consumo de energia,se puder escolher andar a pé ou de bicicleta e outros,para que a geração futura  não pergunte :o que nossos pais estavam pensando?Porque eles não acordaram enquanto havia uma chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário