sexta-feira, 1 de abril de 2011

Michèle Sato

 Michèle Sato,doutora em ciências, professora e pesquisadora universitária e com forte inserção na área educação-ambiental.
   Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1982), mestrado em Filosofia (1992), doutorado em Ciências (1997) e pós-doutorado em Educação (2007). Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso, docente credenciada na pós-graduação em ecologia da Universidade Federal de São Carlos, consultora – United Nations Educational Scientific And Cultural Organisation, – Também é aficionada em fotografia e poesia. 
      entrevista com michèle Sato:
michèle, conte-nos como surgiu o seu interesse pela Educação A  ambiental         (EA) e de       que    desde  qando você se dedica a ela c  com,m tanto fervor. Como foi essa trajetória?

seja nas pequeninas vidas, bem como nos sistemas cósmicos que regem o mundo. Suas palavras incentivaram à bondade humana no cuidado com outras formas de vida. E que como retornamos à Terra, teríamos que cuidar dela. O respeito e o gosto pela natureza me conduziram a escolha pela Biologia. Ingressei no mestrado em oceanografia, e me frustrei durante o projeto Antártida. Fui dar aula em escola da periferia de São Paulo e me apaixonei - tanto pela educação como pela luta de inclusão social. Depois fui cair na filosofia para um mestrado na Inglaterra, fiz uma trajetória inversa no doutorado em Ecologia na UFSCar e sou professora da Pedagogia na UFMT. Enfim, hoje sou esta metamorfose ambulante sem definição. Ora filósofa, ora poeta, ora educadora, ora ecologista, ora tudo isso misturado. E gosto destas múltiplas personalidades, e não abriria mão de nenhuma delas.

- Como você percebe a Educação Ambiental, de uma forma ampla e global?

* Um projeto de vida que luta pela democracia participativa, na busca da inclusão social através da justiça ambiental e proteção ecológica. Para além de espaços escolarizados, para além de comunidades, um projeto de construção de uma Nação, chamada Brasil. Acho que não temos o sentido de brasilidade, dá certo status falar mal dos políticos, criticar sem reconhecer que o Brasil somos nós, e que de nós depende o Brasil de nossos sonhos. Morei fora do Brasil durante muito tempo, tanto em países ditos ricos como pobres. Estou convicta de que aqui é o melhor lugar do mundo e que a nossa EA made in Brazil é bonita, criativa, crítica e propositiva.

 Um pouco do seu trabalho:




 

3 comentários:

  1. oi ALANA
    senti-me honrada com este post, super obrigada pelo carinho! Sabe que nem melmebrava desta entrevista que vc recupera?

    que tal uma nova entrevista feita por vc?
    à sua disposição com mil beijos e feliz em poder te conhecer em junho!

    *

    ResponderExcluir
  2. Alana, quanta honra! Está vendo como essa ferramenta pode proporcionar coisas maravilhosas...traremos Michele Sato em Junho e será a oportunidade de conhece-la.
    Marcos Vieira

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista da Michele, sou uma fânzona dela. Ela é (pra mim) a Top de linha da Educação Ambiental no Brasil.
    Edna Marisa Ribeiro

    ResponderExcluir